18 novembro 2009

Crises - parece que as pessoas não aprendem...

Manuais de gerenciamento crise existem aos montes, tanto livros como na internet. Mas duas crises recentes merecem comentários: Uniban e Apagão.
A maneira como a primeira se comportou durante todo o episódio foi digna de um trabalho melhor de comunicação e relacionamento: presença de policiais fardados, expulsão da aluna, reintegração da mesma, um absurdo. Isso trouxe grande prejuízo de imagem à instituição e, por consequência, aos alunos, muitos dos quais verdadeiramente preocupados com seu futuro profissional.
Já no caso do apagão de 10/11/2009, o pior foi no dia seguinte, o ministro se preparando para dar uma exclusiva para a Globo (não se dá exclusiva em crises, minha gente!) e a repórter da Record querendo entrevistá-lo ao mesmo tempo. Não vou questionar o posicionamento das emissoras ou das repórteres, elas estavam fazendo o papel delas: buscando o "furo jornalístico", porém o ministro e seu assessor de comunicação deveriam saber: coletiva de imprensa é o mais indicado em casos de crises. Veja o vídeo da pataquada: http://www.youtube.com/watch?v=hYpl32KyXUw

Nenhum comentário: