24 março 2010

Sustentabilidade?

Texto completo de Thiago Terra, do Mundo do Marketing | 24/03/2010 disponível em http://www.mundodomarketing.com.br/16,13503,sustentabilidade-esta-em-voga...-na-teoria.htm
Marketing é visto pelos consumidores como o grande vilão da sustentabilidade.
Os brasileiros diminuíram em até 50% o consumo de produtos como roupas e calçados, estão voltando a comprar tanto quanto antes e parecem dispostos a adquirir mais produtos sustentáveis.
Entretanto, há uma grande quantidade de indivíduos que sequer ouviram falar sobre o tema. Esses consumidores estão divididos em três grupos: “engajados”, “envolvidos” e “ausentes”, de acordo com sua participação e atitude quanto ao tema. 8% da população jamais escutou e muito menos praticou alguma atividade sustentável. Entre as preocupações dos consumidores, a mais citada foi o aquecimento global, seguido de falta d’água e poluição da mesma. A maior parte dos brasileiros está inserida no grupo de envolvidos (51%) e somente 4% se enquadram nos “engajados”.

Pesquisa “Os consumidores estão fazendo os empresários verdes amarelarem?”: 45% dos entrevistados são ausentes às práticas sustentáveis. Dos engajados, a maioria se encontra em São Paulo e Porto Alegre, enquanto Rio de Janeiro e Salvador se destacam por terem consumidores mais ausentes.
Fica a questão: quem será responsável pela educação e conscientização destes consumidores? O estudo mostra que este é um papel exclusivo do Governo.

 24% dos brasileiros nunca se preocuparam em comprar produtos “verdes”. Para 52% deles, o motivo principal é a dificuldade para encontrá-los nas prateleiras.
Uma pesquisa da Recherche aponta para a decadência do hiper-consumismo e que, há mais de 40 anos, o consumo é o grande vilão das práticas sustentáveis. De acordo com o estudo, o Dia do Consumidor comemorado no último dia 15, que até então falava sobre os direitos do consumidor, teve como principal preocupação a redução do consumo. Porém, o cenário é paradoxal, pois muito se fala em sustentabilidade, mas nunca se consumiu tanto como agora. Apesar de o consumo significar prazer, identificação e inclusão social, as pessoas estão enxergando o seu lado ruim, como a perda de controle dos gastos, dívidas e frustração.
Deve-se lembrar de empresas como Walmart e Pão de Açúcar, que possuem atividades e práticas sustentáveis. Mas, apesar disso, os consumidores não as percebem.

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