25 junho 2007

AIDA

AIDA é um acrônimo usado em Marketing que descreve uma lista de eventos sucessivos que ocorrem quando uma pessoa compra um produto ou serviço:
A: Atenção (Attention ou Awareness) - atrai a atenção do consumidor
I: Interesse (Interest) - aumenta o interesse ao demonstrar vantagens e benefícios
D: Desejo (Desire) - convence os consumidores que eles necessitam deste produto ou serviço e que ele vai satisfazer suas necessidades.
A: Ação (Action) - leva os consumidores à ação, ou seja, à compra.
Isso foi criado em 1925, no livro "Theories of selling", de E. Strong. Hoje podemos acrescentar um S, tornando a sigla AIDAS:
S: Satisfação (Satisfaction) - satisfazer os consumidores para que eles se tornem consumidores constantes e recomendem o produto ou serviço.

Outros autores, como o Prof. Dr. Mitsuru Yanaze, que criou uma lista com 14 passos, modificam essa listagem, mas a idéia geral é essa, que nasceu na década de 1920.

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