01 agosto 2007

Gerenciamento estratégico da informação

MCGEE, James e PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica; tradução de Astrid Beatriz de Figueiredo. Rio de Janeiro: Elsevier, 1994 – 14ª reimpressão.
Original: Managing information strategically, 1993.
ISBN 85-7001-9241-6

1. Elementos da definição da estratégia (54)
a) Posicionamento e escopo: quais os produtos e serviços que oferecemos e em que segmento de mercado?
b) Governância (estrutura/ administração): como os recursos essenciais deverão ser gerenciados e controlados?
c) Competência específica da organização: que habilidades e conhecimentos representam nossos pontos mais fortes e essenciais ao nosso sucesso?
2. Elementos para definição de governância (56)
a) Associação: o quê
b) Disposições institucionais: legais e financeiras
c) Estratégia: quem
d) Processo de gerenciamento: como
e) Contrato – implementação – controle
3. Estratégias genéricas de informação (70-1)
a) Informação como vantagem competitiva: estratégia fundamental construída em bases tradicionais (ex: economias de escala, diferenciação de produto etc). A tecnologia da informação permite inovação significativa dos processos de negócios, com uso de reengenharia de processos. A tecnologia da informação amplia as dimensões competitivas da estratégia básica, possibilitando à empresa ter informação diferencial em relação à concorrência.
b) Produtos/ serviços de informação: processos existentes geram ou captam volumes significativos de informações como um subproduto do processamento de transações. Mercado é identificado ou criado para a informação gerada como subproduto. Oportunidades de produto/ serviço geradas a partir do resumo ou reprocessamento da informação que é subproduto do processamento de transações.
c) Comercialização de informação: capacidade excedente em sistemas de informações internos que pode ser vendida para outros participantes do segmento de negócio. Existe demanda clara de mercado para os produtos ou serviços específicos de informação (ex: boletins de informações para corretores de bolsa etc).
4. Objetivos da arquitetura da informação (138)
a) Definir o espaço de informação d organização em termos de domínios de interesse de informações essenciais e vias essenciais de fluxo de informação.
b) Definir os limites críticos do espaço de informação da organização (o que está dentro e o que está fora dele).
c) Identificar as estratégias para a definição das origens, filtragem e redução.
d) Eliminar o ruído das informações.
e) Tornar o comportamento da informação desejada mais fácil.
f) Tornar o comportamento da informação indesejada mais difícil.
g) Aperfeiçoar a adaptabilidade, estabelecendo claramente premissas e políticas de informação.
h) Aperfeiçoar as comunicações gerenciais, definindo claramente modelos de informação compartilhada.
5. Estilos de gerência da informação (155-6)
a) Utopia tecnocrática: uma abordagem altamente tecnológica do gerenciamento da informação que enfatiza a classificação e a modelagem do patrimônio de informações de uma organização, apoiando-se fortemente em novas tecnologias. Produtos de escritório, computadores, instituição financeira, software.
b) Anarquia: ausência completa de uma gerência de informações que deixa a cargo dos indivíduos obter e gerenciar sua própria informação. Software, computadores, instituição financeira.
c) Feudalismo: gerenciamento da informação por unidades de negócios ou funcionais, que definem suas próprias necessidades de informação e repassam apenas uma informação limitada à empresa em geral. Computadores, produtos de/ para consumidor, eletro-eletrônico, produtos químicos, serviços de informática, seguradoras, instituição financeira, suprimentos médicos, entretenimento.
d) Monarquia: a classificação da informação e a definição de seu fluxo através da organização e feita pelos líderes da empresa, que podem ou não partilhar de boa vontade a informação após coletá-la. Software, produtos químicos, distribuição de gás, seguradoras, marketing direto, instituição financeira, produtos especiais.
e) Federalismo: uma abordagem de gerenciamento da informação baseada no consenso e na negociação de elementos de informação-chave e no fluxo da informação para a organização. Produtos de escritório, computadores, produtos químicos, serviços de informática, seguradoras, suprimentos médicos.
6. Características da avaliação de desempenho (190)
a) Anos 80: desempenho financeiro, funcional, interno, histórico, longo prazo, estático.
b) Anos 90: desempenho financeiro e não-financeiro, baseado em processos, externo, relativo, curto e longo prazo, dinâmico.

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