28 setembro 2007

Análise e Comportamento de Mercados - Jovens

Essa geração mais nova parece não querer enfrentar os desafios da auto-suficiência. Percebe que ela custa caro e requer sacrifícios pessoais. Em vez de pagar um aluguel, fica na casa dos pais até os 30 anos. É mais cômodo e a grana pode ser gasta em baladas e roupas da moda. Sair de casa só para casar. Talvez esteja aí uma possível explicação para a crise dos casamentos. Como se sabe, nunca houve tantos divórcios.
Sociólogos perceberam profundas mudanças no comportamento dessa turma, à qual denominaram Geração Y. Pessoas com, no máximo, 25 anos que enxergam o mundo de uma forma diferente e, claro, interagem com ele de uma nova maneira. Quer ver?
a) São conservadores: valorizam as tradições, concordam com a educação recebida dos pais e nem passa pela cabeça deles mudar o mundo. Aliás, os jovens espanhóis são, na União Européia, os que deixam mais tardiamente de morar com os pais.
b) Trabalham para viver. Não vivem para trabalhar, diferentemente de seus pais.
c) São informais em tudo: em casa, no trabalho e, claro, na escola.
d) São muito imediatistas. Antigamente significa quatro anos atrás. O futuro é na próxima semana.
e) São hedonistas e essencialmente visuais. Compram o que vêem e não o que lêem. Não à toa, muitos sofrem de anorexia, que tem a ver com distúrbios de auto-imagem, o tal de padrão de beleza fashion é um “must” entre essa turma.
FONTE: Profissão Mestre Ano 5 Nº 37 26/09/07

Nenhum comentário: