19 maio 2009

E-mails profissionais

1. Comunicação pessoal: ir até a mesa do colega ou fazer uma ligação para o cliente pode ter resultado mais rápido. O conteúdo pode ser resumido e enviado por e-mail apenas para registro. Não esqueça que é um documento escrito, com a sua anuência.

2. Calma: reflita antes de responder mensagens que o deixaram chateado. Cuidado com as palavras utilizadas

3. Clareza: o campo "Assunto" deve ser específico.

4. Formalidade: não use o e-mail corporativo para piadinhas, brincadeiras, spams, virais etc. O e-mail corporativo é uma ferramenta da organização e você pode ser punido pelo seu uso inadequado.

5. Objetividade: ao transmitir uma mensagem, deixá-la o mais objetiva possível. Tópicos funcionam melhor do que longos parágrafos. É importante deixar claro também o que você espera de quem está lendo seu e-mail.

6. Tempo: Seja claro e objetivo nas suas mensagens, e quando enviar e-mails com cópias, deixe claro de quem você espera respostas e ações.

7. Anexos: mencione sobre ele no corpo do texto e se coloque à disposição para enviar àqueles que desejam recebê-lo.

8. Destinatários: ao copiar outras pessoas no e-mail, para que elas tomem conhecimento do conteúdo, é necessário certa cautela. Esteja atento para não esquecer quem realmente deveria estar entre os destinatários. Quanto aos seus chefes, questione-se se eles devem estar ali. Você pode perder credibilidade se incluí-los sempre e sem necessidade.

9. Assinatura: serve como um cartão de visitas. Mantenha- a curta, apenas com as informações mais importantes: nome, empresa, cargo e contatos. Nada de fazer de sua assinatura um minicurrículo

10. Linguagem: esteja atento para não enviar e-mails com erros de vocabulário e gramática. Sempre passe a imagem de um profissional competente.

Com base em material da FONTE: http://vocesa.abril.uol.com.br/edicoes/0131/aberto/materia/mt_468394.shtml

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