15 maio 2009

Métodos para anotação das aulas

Método: Cornell
Descrição: Divide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdos
Quando usar: Em aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posteriores
Vantagens: Sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpo
Desvantagens: Nenhum

Método: Linhas gerais
Descrição: Consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentações
Quando usar: Quando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiada
Vantagens: É organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundários
Desvantagens: Exige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido

Método: Mapeamento
Descrição: Utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos
Quando usar: Funciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria
Vantagens: Ajuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a prova
Desvantagens: A transição dos pontos principais para pontos secundários podem ser esquecidas na hora de anotar o conteúdo

Método: Tabelas
Descrição: Consiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemplo
Quando usar: Empregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matéria
Vantagens: Encontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliação
Desvantagens: A maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar

Método: Sentenças ou frases
Descrição: Cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada
Quando usar: É bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamente
Vantagens: É mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informação
Desvantagens: Não é possível diferenciar pontos principais dos secundários



1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material


1- Concentre-se na aula ou no material de leitura
2- Anote sempre; sem preguiça
3- Seja seletivo. Não tente escrever tudo: cada pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto. Quem anota, consegue escrever, em média, 25 palavras por minuto
4- Escreva o que foi dito ou lido com suas próprias palavras
5- Organize as suas anotações
6- Seja breve, escreva apenas os pontos importantes
7- Use letra legível. Anotações não têm valor, se você não puder lê-las!


FONTE:
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/14/ult105u8023.jhtm
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/16/ult105u7723.jhtm

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